Na metodologia oficial, seriam 5 dias e cada um focado em um objetivo. Mas no caso da Serasa, é um processo reduzido.
Dia 1
Download de conhecimento e apresentação: Todos se apresentam e se conhecem
Descobrindo a Missão / Problema
Dia 2
Discussões e Decisão
Protótipo
Dia 3
Finalização do Protótipo
Apresentação do resultado
Alguns dos problemas que foram mapeados:
A receita não é escalável
75% da receita concentrada em 5% dos clientes
Crescimento desacelerando (3º ano seguido em queda)
A satisfação dos clientes é baixa
NPS baixo e crescendo pouco (entre 56 e 12)
Detratores concentrados em reclamações de atendimento (39%), burocrática (13%), valores altos (11%)
Produtos cada vez mais comoditizados
99,22% das consultas de score sendo entregues via delivery batch para 2% dos clientes
94,10% das consultas de reports sendo entregues via delivery batch para 8,2% dos clientes
Cliente acessa URLs diferentes e sem integração entre o portifólio.
Inconsistência na experiência do cliente (UX) entre as plataformas e difícil compreensão dos produtos pelo cliente.
Para acessar cada uma das plataformas , o usuário recebe uma credencial diferente.
O Acesso é liberado em uma média de 20 dias, podendo chegar até 60 dias.
Não temos um cadastro self service para experimentação
Para adquirir uma nova solução ou fazer upgrade do contrato, o cliente precisa de um atendimento comercial offline, com uma jornada morosa e burocrática de contratação.
O cliente não tem fácil acesso a experimentar e conhecer nossas soluções antes da aquisição.
Nossas ações de estímulo não tem transparência em preços, nem de alçada de aprovação, inibindo adesão.
Apresentarmos nosso portfólio
Tangibilizar a entrega dos nossos produtos e soluções
Serviços free + demos
Simplificação de portfólio
Degustação
Iniciamos a jornada do cliente
Digitalizar e simplificar a entrada para escalar
Cadastro online
Níveis de autenticação
Versões produto
freemium
Compra online
Precificamos e faturamos
Transparência e autonomia com segurança
Tabela referência
Concessões
Calculadora
Gestão do contrato
1
Conhecendo e testando
Criar uma jornada digital e escalável para a aquisição de prospects (Large / PME), que estimule o engajamento e recorrência através de serviços free (degustação)
2
Tudo em um só lugar
Cadastro e acesso de modo unificado, sendo possível visualizar e consumir todo o portifólio de produtos B2B da Serasa, bem como habilitar M&As, com agilidade e segurança.
3
Experimentando coisas novas
Construir uma jornada digital para o cliente testar e comprar qualquer um dos produtos B2B de forma transparente, segura e com forte apelo de interesse.
4
Claro como água
Uma experiência simples e transparente que permita aos clientes acompanharem seu consumo, pacote contratado e intercâmbio de volumetrias.

Captura de Interesse
Diversificar canais de contato
Comunicação direcionada
Construção de LPs baseadas na necessidade do cliente (verticalizada / ciclo de negócio)
Captura do Cadastro
Autentificação por nível de acesso, com o fornecimento gradual de insights
Informações que irão estimular o preenchimento cadastral
Recorrência de uso
Atualização recorrente dos conteúdos e informações
Régua de nutrição
Alertas e monitoramento
Personalização da Oferta
Utilizar informações de uso e navegação no free para personalizar a oferta
Autonomia de realizar o cadastro
Cadastro: Novos clientes poderão realizar um cadastro a plataforma B2B a partir de um cadastro (Self -service)
ID único
Acesso Unificado: Todas as plataformas deverão ter um unico ID para acesso;
SSO Ecossistema e M&A
Fundação de Acesso para Auth (API)
Níveis de autenticação
Firmas e Poderes e Procurações: Considerar documentos para niveis de auth
Dominio ‘Know Your Costume’: API com dados de cadastro do cliente
Documentoscopia: Validar de forma automaticas/ Mesa para jornadas de envio de documentos
Roles: A definição de nivel de acesso será definida por produto
Gestão de acesso / usuário
Recuperação de Login/Senha
Gestão de Usuários: Convite para novos usuários
Perfil e Alçada
Workflow de aprovação
Autorização (Compra / Consumo)
Plataforma Única
Jornada personalizada de acordo com Perfil, Nivel de Autenticação
Comunicação e Personalização
Diversificar os canais com comunicação que gera interesse de experimentação / compra
Personalizar as mensagens considerando usuário, empresa, segmento e porte
Ampliar os espaços de divulgação
Experimentação e Oferta
Permitir ao cliente testar todo portifólio B2B antes da compra
a) Freemium
b) Free Trial
Oferecer a melhor oferta (NBO) no melhor momento (NBA)
a) Gatilhos
b) Histórico consumo
c) Look a like
d) Comp. de uso e navegação
Adesão e acesso
Possibilitar a adesão ao teste, cross e up sell de forma facilitada e com aceite digital online
Liberar acesso ao uso das ofertas em real time
Dar transparência nos preços das ofertas
Atendimento, Ativação e Retenção
Trazer o atendimento para o ecossistema na forma de autoserviço
Realizar o onbording digital
Viabilizar o processo de cancelamento digital, com ofertas de retenção
Simplificação de Portfolio e Agrupamento de Produtos
Portfolio enxuto
Simplificação de relatórios Básico, Intermediário e Avançado
Add-ons
Não baseado em transação
Preço fixo + Rebates, Concessões e Cupons
Fim de tabela cascata e serrote
Descontos via Concession Rules
Calculadora de Compras --> VCM personalizado
Rebate no consumo excedente
Campanhas & Bonificações
Visibilidade
Pacote Contratado
Preços e descontos claros
Consumo do VCM real time
Clareza nas campanhas e vigências
Criar e habilitar uma jornada digital e escalável para a aquisição de clientes prospects ( Large / PME), que estimule o engajamento e formação do hábito do acesso através de serviços free. Essa jornada além de precisar ser simples, intuitiva, interativa e experimentável, precisa demostrar o que podemos oferecer sem a necessidade de entendimento do portfólio e produtos da Serasa Experian, gerando uma degustação simplificada.
Prospects
Acesso sem Contrato
Captura de Leads
Escalar a Aquisição
Insights da base free
Acesso
Acesso Unificado
Autorização em Acesso
Nível de Autenticação
Delegação de poderes
Rentabilização
Promocionais: Trial/Free
Upsell / Crossell
Pacotes
Freemium
Faturamento
SKUs de Produtos
Preço Fixo + Descontos
Transparência de Consumo e Preço
Simulador de preços
Antes de criarmos os protótipos, cada grupo definiu sua parte da jornada, levando em conta o que foi definido anteriormente e depois juntamos todas as jornadas.
Como o nosso tempo era bem reduzido, não tínhamos muito tempo de planejar, testar. Já tivemos que partir para a execução das interfaces.





















Um pequeno vídeo com alguns momentos dos 3 dias de dinâmica, mostrando algumas partes do processo e algumas pessoas que participara.
Os stakeholders e gestores definiram um planejamento do que seria ideal para os próximos passos:

Os stakeholders e gestores definiram um planejamento do que seria ideal para os próximos passos:
Entregar uma jornada end-to-end de experimentação e contratação digital com o mínimo de fricção na experiência do novo cliente.
Ecossistema é um sistema novo, dependeremos o mínimo possível de sistemas legados (mainframe), exemplo:
Não aproveitaremos o atual Menu de Produtos (make or buy)
O atual sistema de Billing não suporta o B2B ecosystem
Para o MVP não construíremos integrações que suportem migração de clientes
Primeiro features imprescindíveis que geram valor para o cliente e para o negócio e depois o incremental
O Ecossistema foi dividido em 4 squads. Eu estou comecei atuando sozinha no projeto nas 2 primeiras squads. Depois de 6 meses, entrou outro PD para atuar nas outras 2 squads.
Onboarding + Gestão de acesso
Integração ao backend do adastro unificado
Jornadas de cadastro self service multinível
Área de perfil (manutenção cadastral)
Login e jornada recuperação de senha
Gerenciador de acessos
Acesso
Acesso Unificado
Autorização em Acesso
Nível de Autenticação
Delegação de poderes
Rentabilização
Promocionais: Trial/Free
Upsell / Crossell
Pacotes
Freemium
Faturamento
SKUs de Produtos
Preço Fixo + Descontos
Transparência de Consumo e Preço
Simulador de preços


Prospects
Acesso sem Contrato
Captura de Leads
Escalar a Aquisição
Insights da base free
Acesso
Acesso Unificado
Autorização em Acesso
Nível de Autenticação
Delegação de poderes
Rentabilização
Promocionais: Trial/Free
Upsell / Crossell
Pacotes
Freemium
Faturamento
SKUs de Produtos
Preço Fixo + Descontos
Transparência de Consumo e Preço
Simulador de preços
Criar e habilitar uma jornada digital e escalável para a aquisição de clientes prospects ( Large / PME), que estimule o engajamento e formação do hábito do acesso através de serviços free. Essa jornada além de precisar ser simples, intuitiva, interativa e experimentável, precisa demostrar o que podemos oferecer sem a necessidade de entendimento do portfólio e produtos da Serasa Experian , gerando uma degustação simplificada.
Os níveis de autenticação tem como principal característica ser um recurso de segurança da informação da identidade, que permitem flexibilidade para a realização do acesso e transações no nosso ambiente logado.
Subir base |
---|
Compra |
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❌ |
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✔️ |
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Bronze
Acesso sem Contrato
Captura de Leads
Escalar a Aquisição
Insights da base free
Prata
Acesso Unificado
Autorização em Acesso
Nível de Autenticação
Delegação de poderes
Ouro
Promocionais: Trial/Free
Upsell / Crossell
Pacotes
Freemium
✔️ |
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❌ |
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32 anos | Gerente de Projetos
Mora em: São Paulo
Estado Civil: Solteiro
Perfil: Decidida, comprometida, responsável e independente
Classe Social: B
Renda Familiar: 12 mil
Liderança, crescimento profissional
Ter flexibilidade na carreira
Ser um exemplo de funcionária na empresa
Motivar e ensinar as pessoas da equipe
Nunca parar de estudar.
Sofre assédios frequentes de seu superior imediato e não sabe como lidar com isso
Se sente acuada e com medo
Está desanimada com o ambiente de trabalho, mas ama a empresa onde trabalha.

40 anos | Dona de casa
Dados
Mora em: Rio de Janeiro
Estado Civil: Casada
Perfil: Dedicada, otimista, zelosa e persistente
Classe Social: C/D
Renda Familiar: 4 mil
Motivações
Arrumar um emprego
Ter seu próprio dinheiro
Ser independente
Dar uma vida boa à seus filhos
Terminar os estudos
Fazer um curso superior
Frustrações/Problemas
Sofre violência doméstica frequente pelo seu marido
Gostaria de se separar, mas têm medo do que possa acontecer com ela, pois é ameaçada
Não consegue sair de casa porque não têm nenhuma renda e nem como se sustentar sozinha
Têm medo de denunciar e sofrer as consequências


















