Contexto

Contexto

Estamos refazendo as páginas do API Platform, pensando em melhorias na interface, fluxos e navegação mais intuitivos. Porém, queremos entender como os usuários utilizam a plataforma para realizar as tarefas relacionadas à Apps e Access Tokens.

Estamos refazendo as páginas do API Platform, pensando em melhorias na interface, fluxos e navegação mais intuitivos. Porém, queremos entender como os usuários utilizam a plataforma para realizar as tarefas relacionadas à Apps e Access Tokens.

Objetivo

Objetivo

  • Entender como os usuários utilizam a tela de apps

  • Entender como os usuários utilizam a tela de access tokens

  • Identificar pain points

  • Identificar oportunidades de melhoria

  • Entender como os usuários utilizam a tela de apps

  • Entender como os usuários utilizam a tela de access tokens

  • Identificar pain points

  • Identificar oportunidades de melhoria

Hipóteses a serem validadas

Hipóteses a serem validadas

Acreditamos que:

  1. O usuário não compreende a funcionalidade "plans"

  2. Edição de apps e tokens é desnecessariamente longa

  3. Usuários preferem ter controle das suas ações. Sendo assim, gostariam de poder escolher o que querem editar/salvar e não precisar passar por todas as etapas para realizar as tarefas

  4. Usuários querem ter a opção de salvar os dados para não perder o que já foi preenchido

  5. Usuários preferem informações pertencentes ao mesmo grupo juntas e informações distintas ou que tem algumas ações individuais, separadas

  6. Por ser um produto muito técnico, a plataforma precisa ser o mais intuitiva possível (usabilidade) para o usuário conseguir realizar as tarefas

Para verificar isso iremos

  1. realizar entrevistas com 5 usuários internos e 10 usuários externos para levantar dados qualitativos;

  2. Fazer as alterações e melhorias no protótipo de API Management que forem pertinentes e possíveis;

  3. Apresentar ao time para refinamento e discussão de melhorias ou alterações;

  4. Fazer teste de usabilidade com os usuários das telas de Apps e Access Tokens.

Mediremos/Levantaremos

  1. Como os usuários utilizam as funcionalidades de Apps e Access tokens e qual o fluxo de navegação;

  2. Principais dores;

  3. Principais necessidades;

  4. Principais oportunidades de melhoria.

E estaremos certos de que alcançamos os nossos objetivos se conseguirmos validar ou refutar nossas hipóteses, além de detalhá-las com informações relevantes.

Acreditamos que:

  1. O usuário não compreende a funcionalidade "plans"

  2. Edição de apps e tokens é desnecessariamente longa

  3. Usuários preferem ter controle das suas ações. Sendo assim, gostariam de poder escolher o que querem editar/salvar e não precisar passar por todas as etapas para realizar as tarefas

  4. Usuários querem ter a opção de salvar os dados para não perder o que já foi preenchido

  5. Usuários preferem informações pertencentes ao mesmo grupo juntas e informações distintas ou que tem algumas ações individuais, separadas

  6. Por ser um produto muito técnico, a plataforma precisa ser o mais intuitiva possível (usabilidade) para o usuário conseguir realizar as tarefas


Para verificar isso iremos

  1. realizar entrevistas com 5 usuários internos e 10 usuários externos para levantar dados qualitativos;

  2. Fazer as alterações e melhorias no protótipo de API Management que forem pertinentes e possíveis;

  3. Apresentar ao time para refinamento e discussão de melhorias ou alterações;

  4. Fazer teste de usabilidade com os usuários das telas de Apps e Access Tokens.


Mediremos/Levantaremos

  1. Como os usuários utilizam as funcionalidades de Apps e Access tokens e qual o fluxo de navegação;

  2. Principais dores;

  3. Principais necessidades;

  4. Principais oportunidades de melhoria.

E estaremos certos de que alcançamos os nossos objetivos se conseguirmos validar ou refutar nossas hipóteses, além de detalhá-las com informações relevantes.

To do’s

To do’s

1. Entrevistas internas

1. Entrevistas internas

  • Criar roteiro de Entrevista com o objetivo de:
    Entender como os usuários utilizam a tela de apps
    Entender como os usuários utilizam a tela de access tokens
    Identificar pain points
    Identificar oportunidades de melhoria

  • Criar texto de convite para participação da entrevista, com opções de agenda.

  • Enviar convites pelo Calendar.

  • Agendar Sessões no Google Calendar.

  • Realizar entrevistas.
    Gravar pelo Google Meet.
    Registrar entrevistas na Planilha (link)
    Analisar resultados das entrevistas.

  • Gerar relatório.

  • Criar roteiro de Entrevista com o objetivo de:
    Entender como os usuários utilizam a tela de apps
    Entender como os usuários utilizam a tela de access tokens
    Identificar pain points
    Identificar oportunidades de melhoria

  • Criar texto de convite para participação da entrevista, com opções de agenda.

  • Enviar convites pelo Calendar.

  • Agendar Sessões no Google Calendar.

  • Realizar entrevistas.
    Gravar pelo Google Meet.
    Registrar entrevistas na Planilha (link)
    Analisar resultados das entrevistas.

  • Gerar relatório.

2. Matriz CSD

2. Matriz CSD

Com base nas entrevistas internas, criar matriz CSD para direcionar criação do roteiro para entrevistas com usuários externos.

Com base nas entrevistas internas, criar matriz CSD para direcionar criação do roteiro para entrevistas com usuários externos.

3. Entrevistas externas

3. Entrevistas externas

  • Solicitar base de usuários e steakeholders;

  • Criar opções de agenda em Excel ou Calendly;

  • Criar texto de convite para participação da entrevista, com opções de agenda;

  • Enviar convites através de CS. Definir quem enviará;

  • Agendar Sessões no Google Calendar;

  • Realizar entrevistas;
    Gravar pelo Google Meet
    Registrar entrevistas na Planilha

  • Analisar resultados das entrevistas;

  • Cruzar resultados das entrevistas externas com as internas;

  • Mapear problemas a serem resolvidos;

  • Gerar relatório.

  • Solicitar base de usuários e steakeholders;

  • Criar opções de agenda em Excel ou Calendly;

  • Criar texto de convite para participação da entrevista, com opções de agenda;

  • Enviar convites através de CS. Definir quem enviará;

  • Agendar Sessões no Google Calendar;

  • Realizar entrevistas;
    Gravar pelo Google Meet
    Registrar entrevistas na Planilha

  • Analisar resultados das entrevistas;

  • Cruzar resultados das entrevistas externas com as internas;

  • Mapear problemas a serem resolvidos;

  • Gerar relatório.

4. Ideação

4. Ideação

  • Dinâmica de co-criação para endereçar as soluções com base nas descobertas.

  • Prototipação.

  • Dinâmica de co-criação para endereçar as soluções com base nas descobertas.

  • Prototipação.

Usuários/times internos a serem entrevistados

Usuários/times internos a serem entrevistados

Nome

Nome

Fabrício Alves

Fabrício Alves

Gabriel Zessin

Gabriel Zessin

Guilherme Biancarelli

Guilherme Biancarelli

Felipe Torqueto

Felipe Torqueto

Função

Função

Arquiteto Master

Arquiteto Master

Arquiteto de Software

Arq. de Soft.

Solutions Developer

Solutions Dev.

Lead Architect

Lead Architect

Área

Área

Consultoria

Consultoria

Consultoria

Consultoria

Sales

Sales

Sales e Consultoria

Sales e Consultoria

Data/Hora

Data/Hora

23/05 às 11h

23/05 às 11h

02/06 às 10h

02/06 às 10h

02/06 às 11h

02/06 às 11h

02/06 às 16h

02/06 às 16h

Status

Status

Parcialmente feito

Parcialmente feito

Feito

Feito

Feito

Feito

Feito

Feito

Gravação

Gravação

Link

Link

Link

Link

Link

Link

Link

Link

Roteiro da entrevista

Usuários internos

Perguntas de perfil

1. Qual a sua idade?
2. Qual o seu cargo na empresa?
3. Como você classificaria seu nível de conhecimento em APIs?


Perguntas gerais

  1. Quanto tempo você tem de experiência com o API Platform?

  2. Com que frequência você utiliza?

  3. Qual é a sua rotina dentro da plataforma?

  4. Quais são suas responsabilidades em relação ao API Platform?

  5. Qual o dispositivo, sistema operacional e browser que você utiliza para acessar a plataforma?

  6. Você costuma ter alguma dificuldade em utilizar algum recurso da plataforma?

  7. Tem algo que você nunca usou ou não saiba para que serve? O que?


Perguntas APPs

(Abrir a tela e contextualizar sobre as perguntas)

OP.1: Agora farei algumas perguntas sobre APPs e, para auxiliar, vou abrir a tela em ambiente de teste da Sensedia, para visualizarmos melhor.

OP.2:

  1. O que te leva a acessar a tela de Apps e com qual frequência você acessa?

  2. O que você acha da página de Apps, em forma de listagem?

  3. O quão confortável você se sente ao operar esta tela?

  4. Tem algo mais que você gostaria de contribuir para melhoria dessa tela? Ou de que forma a tela te atenderia melhor?


Tela de Apps


Tela de Apps Overview

  1. Com que frequência você cria Apps?

  2. Qual o passo a passo para criar APPs?

  3. Você utiliza ou já utilizou o ícone de Apps?


Tela de criação de APPs

  1. O que você pensa sobre poder editar informações de forma separada e não precisar passar por todo o fluxo de edição?


Tela de edição de APPs

  1. Com qual frequência você deleta Apps?

  2. Sente falta de algo em Apps que não tem na plataforma?

  3. Em que situações você utiliza os status de Apps?

  4. Quais filtros de Apps você mais usa?

  5. É comum as Apps estarem vinculadas a múltiplas APIs?


Tela de exemplo de Apps com múltiplas APIs

  1. Você já abriu chamado ou consultou documentação técnica sobre Apps?

  2. Usuários clicam no “more” em Apps (para ver as APIs vinculadas)?


Tela de listagem de Apps

(clicar no menu kebab - 3 pontinhos para entrar no “More“)

  1. O que você entende por "plans"?

  2. Você costuma utilizar mais de um plano por API?

  3. Quando você vincula uma App a uma API, é comum você selecionar mais de um plano?


Tela de Edição de Apps

  1. O que você entende por "plans"?

  2. Você costuma utilizar mais de um plano por API?

  3. Quando você vincula uma App a uma API, é comum você selecionar mais de um plano?


Perguntas Access Tokens

(Abrir a tela e contextualizar sobre as perguntas)

OP.1: Agora farei algumas perguntas sobre Access tokens e, para auxiliar, vou abrir a tela em ambiente de teste da Sensedia, para visualizarmos melhor.

OP.2:

  1. Como é a sua rotina ao acessar a tela de Access tokens?

  2. Com qual frequência você acessa a tela de Access tokens?

  3. Quais filtros de Access tokens você mais usa?

  4. Quais informações devem estar presentes na listagem?


Tela de listagem de Access Tokens

  1. Por onde você costuma criar Access tokens?

  2. Quais informações poderiam estar mais claras no momento do cadastro?

  3. Onde você costuma definir o tempo de expiração de Access tokens?


Tela de criação de Access Tokens

  1. Você já abriu chamado ou consultou documentação técnica sobre Access tokens?

Insights

Feedbacks da plataforma poderiam ser melhores

Poderia ter como duplicar APP

Selecionar o plano tem um fluxo complicado

Gostaria de ter JWT token nativo na plataforma

Omitiria o Client ID por motivos de segurança

Colocar extra fields no "more" de Access Tokens

Botão na tela de Log para voltar pra API

Muito difícil precisar editar Apps

Sugeriu fazer a busca avançada de API

Gostaria de ter um atalho para alterar os status de Access Tokens

Filtrar quais tokens de determinada API estão revogados ou estão ativos

Mensagens genéricas demais. Falta de feedback mais claro e assertivo

Gostaria de ter um atalho para alterar os status de Access Tokens

Faz edição de APPs quando precisa add novas APIs e Plans e pra add extra fields

Utiliza muito a busca por API na página principal (listagem)

Não costumam utilizar a listagem para buscar uma APP

Utilizar padrão RFC nativo no gateway em access tokens

Ter um botão de copiar o Client ID, client Secret e Code base64.

Dar um aviso para o usuário de quantas APPs utilizam a mesma API

Gostaria de ter acesso às extra infos / fields sem precisar entrar no fluxo de edição de um token

Trazer um aviso de quando excluir uma App, mostrar em quais APIs ele vai perder acesso

Apps e Access Tokens tem um grande nível de importância dentro da nossa plataforma

A opção "Use this App in gallery" não está clara que é sobre a App ser exibida no dev portal

Na tela de overview, ter uma opção de listar as APIs também, além de cards

Nenhum dos entrevistados tem costume de usar a data nos filtros de APPs

Sente falta de poder setar um tempo de vida pro Refresh Token além de somente o Token

Incomoda o botão de "Next" na parte inferior. Colocaria o botão na parte superior

Gostaria de poder alterar o tempo de expiração de um Access Token já existente

Falta de ordenação na listagem com default de data (da mais recente para a mais antiga)

Se tivesse uma ordenação da listagem de Apps por developer ou Status, seria interessante

Colocaria expiração de token por App. Hoje, o token expira geral e expiração por API.

Colocar um texto informativo para o usuário para que ele associe um plano a uma App

Acredita que ter os Access Tokens visíveis na tela de listagem, é uma falha de segurança

Alguns clientes usam o Dev Portal e muitas vezes eles criam as Apps diretamente por lá

Acha ruim as pessoas internas compartilharem o mesmo acesso de uma mesma App. É uma falha de segurança

Client ID e Client Secret na página de criação, geram confusão por aparentarem ser campos editáveis

Falta de exemplo profundo no Help. Exemplos são rasos algumas vezes. Deixar mais interativo e completo

Alguns clientes pararam de usar o dev portal por não conseguirem fazer uma boa governança das Apps

Na tela de access tokens, clientes reclamam sobre ausência de ordenação, ausência de facilidade de visualização, seleção de vários tokens

Se sente incomodado por não poder fazer uma exportação agrupada de APIs. Quando exporta API, não consegue exportar os planos.

A Cielo tem uma política de que qualquer consultor tem que ter sua própria APP. Já a Netshoes é associada à uma aplicação

Associar permissão da APP ao ambiente. Ex.: App X tem acesso aos environments de homologação, tst e staging

Acha que a criação de APPs deveria ser feita pelo Dev Portal. Acredita que a APP deveria ter um agrupador de finalidades pro usuário saber quais planos ele tem acesso

Ao apresentar a plataforma à clientes novos, a reação deles é muito positiva, principalmente pela facilidade de uso e agilidade na criação e exposição de APIs

Sugere mudar o botão Save as New Revision de lugar para não haver clique sem intenção. Porque é complicado de apagar versões. Também acha que poderia ter um Alert.

Acha que seria interessante se tivermos uma forma de granularidade maior de configuração para controlar acessos e permissões de usuários por operação, para ter um nível de autorização melhor

Plano para ele é a forma que temos para fazer rate limit de acordo com um contexto que não é da API e sim do consumidor. Então qualquer coisa que ele precisa alterar no comportamento de API por consumidor, ele muda no Plano.

Na página de Apps, gostaria de ter a opção de escolher entre cards ou ícones, além de lista para dar mais possibilidades de visualização. Os ícones seriam uma visualização parecida com o Marketplace ou pasta do Windows

Na busca por planos dentro de Apps, se escrevemos algo e apertamos a tecla enter, a interface retorna resultados que não tem relação com a palavra pesquisada. Se quisermos ter resultados relacionados, só se clicarmos no botão search

Acha que poderia ter uma edição de Extra Field, deveria ter um alerta de que o usuário está editando ou colocando um extra field com o mesmo nome de um outro já existente para não correr o risco de sobrescrever e também poderia ter a edição em linha, ao invés de subir a tela para editar o campo

Sente incômodo com a falta dos feedbacks para os usuários. Não ter os feedbacks de erros dentro da Plataforma. Sugeriu um botão detail para pegar a Stack do problema. Sugeriu também um botão de reportar erro e encaminhar o usuário para o Zendesk com a stack já formatada para abrir chamado.

Acha que o botão de Reset não deveria apagar as informações sem um aviso antes. Quando o usuário clicasse no botão, a plataforma retornasse um alert falando que todos os dados preenchidos naquela camada serão perdidos, para não correr o risco de clicar sem querer. Não é claro o que vai acontecer. E ele acredita que esse botão quebra a hierarquia da página. Isso já está mapeado como melhoria.

Sobre a listagem de APPs, ele acha que poderia ter menos informação na tabela e poderia ter um ícone de informação "i" contendo alguns detalhes da App, como: data de criação, consumo médio, usuário que criou, top 5 dos planos/ API consumidos, etc. Tiraria o create in e colocaria o "i". Acha que o client Id não deveria estar na listagem por ser informação sensível. E o status ele colocaria como ícone ao invés de texto. Ele deixaria uma visão estastística para aproveitar os dados do Elastic Search.

Projetos

Esses foram os projetos que eu participei no período em que eu estive na Sensedia de API Management: